domingo, 30 de abril de 2017

Preparadores de Apartamento

Olhar através da janela / Look through the window:

Por mais que o titulo leve a ideia de critica à Preparadores ... o texto traz a resposta a ideia de pessoas que tem sua estrutura limitada por morarem em apartamentos, ou seja, o texto dessa vez é mais indicado a Preparadores Urbanos.

A pergunta é comum, mas foi em uma discussão com um membro da nossa pagina no Facebook que resolvemos escrever um texto.

Então vamos começar com uma ilustração do que seria nossa ideia .. se baseando nos prédios mais comuns do país.

**Baseado em um pequeno conjunto habitacional - LINK

- Apartamentos de 2 quartos (45 m²)
- Prédio de 4 andares (4 apartamentos por andar)
- Conjunto habitacional com 7 prédios (8.000 m²)
- Sem Piscina
- Garagem em patio (não protegida)
- 1 Portão de entrada e saída com Guarita
- Valor médio de R$ 140.000,00

******************************************************************
De dentro para fora

A chave principal de qualquer preparação é poder se manter por um tempo, para isso à necessidade obtenção de recursos suficientes para você e sua família/grupo. Entende-se nessa necessidade a alimentação e água, higiene, segurança e se possivel à autossuficiência. Aliado a isso formas de manter as pessoas indesejadas fora do acesso a seus recursos e meios que seus recursos - já escassos - continuem suficientes para suprir suas necessidades de sobrevivência por tempo indeterminado.

Varanda de apartamento tem jardim vertical e frutíferas. Inspire-se e monte o seu em casa.:
Primeiro passo - Recursos

Após a obtenção de recursos para o prazo que julgue necessário (creio eu, não menos de 2 meses) e produtos de higiene (Lenços umedecidos, sacos plásticos para descarte de "Esgoto", pasta de dentes, sabonetes, álcool e etc.). É preciso que tenha disponivel material que não é a principio visto como necessário, como sementes de fácil germinação, equipamentos para trabalhos manuais de necessidade (caixa de ferramentas), Jogos e meios de diversão e passar o tempo (baralho, jogos de tabuleiro) e afins..

É a se manter vivo o cotidiano que mantem seu lado psicologico desperto para enfrentar problemas. Uma mente que não enxerga a necessidade de se manter vivo, não busca caminhos para tal... Foi assim que a humanidade evoluiu - buscando se manter vivo com o que era comum para eles.

Segundo passo - Suprir a Alimentação

É procurar pela autossuficiência com hortas em varandas ou paredes mais iluminadas e com maior acesso a luz solar. E nesse caso, quanto mais, melhor, pois a alimentação por ser parte fundamental da preparação e por não funcionar de maneira constante (deve crescer, amadurecer, ou tem época...) necessita que você tenha uma maior quantidade disponivel para lhe fornecer alimentação enquanto as outras especies estejam se desenvolvendo.


Hidroponia e Aquaponia, também são modos que ocupam pouco espaço e lhe permite aumentar a produção de alimentos para lhe suprir em momento de crise.

T H E _ C O L L E C T O R: Conseguir a autossuficiência alimentar é uma coisa meio impossível de se conseguir com espaço tão limitado, mas quanto maior for sua capacidade adquirida em busca deste caminho, melhor será sua preparação.

Terceiro passo - Segurança


Divida seus espaços em menores 'áreas de segurança'.
Se está confinado em um prédio aumente sua proteção por "camadas" ...


  1. Tenha modos de defender - Armas de Fogo
  2. Melhore a segurança de seu apartamento, fortifique as portas e janelas, acrescente grades e trancas e pontos de apoio das portas.
  3. Divida o prédio por andares ... cada andar com um nível de segurança .. coloque grades resistentes entre um andar e outro.
  4. Aumente a segurança das entradas de seu prédio - com grades.
  5. Aumente a segurança de seu bloco de apartamento - com muros e grades e arames ou cercas.
  6. Aumente a segurança de seu Conjunto habitacional.
Fiz questão de repetir as palavras "AUMENTAR A SEGURANÇA" e "GRADE" para que veja, que a cada camada de divisão de segurança que consiga fazer ... o acesso até você ou seus recursos e família é mais limitado/difícil. Ainda é possivel chegar até você, mas já torna a tentativa mais demorada, dando-lhe tempo para planejamento de ações e ou que os 'agressores' desistam ou que ocorra alguma coisa que lhe forcem a desistir de continuar.


Quarto passo - O Grupo

HS2 .... "I can't believe you followed me." "I can't believe you ran away. Thought you never lost a fight.": O bom, grande e diversificado grupo... é ideal por vários fatores:

  1. Diversidade de conhecimento -  Ninguém consegue entender de tudo, menos ainda são as possibilidades de conhecer 'bem' as coisas... é como exigir que um mecânico também seja médico, agricultor, policial, açougueiro, ferreiro ... é muita informação para uma só pessoa, então o ideal é que seu grupo tenha especialistas em cada área de necessidade para que possa suprir as adversidades futuras e funcionar bem como comunidade.
  2. Divisão de tarefas - São melhor estipuladas dando tempo suficiente para um bom descanso para todos ... não adianta - se seu grupo for pequeno (ou apenas você), uma hora ou outra estrará desprovido de defesa.. o que pode ser fatal.
  3. Mão de obra - Assim como duas cabeças pensam melhor do que uma, quatro braços e pernas trabalham mais e melhor do que duas... para determinadas tarefas o trabalho em equipe é essencial e facilitará a sua sobrevivência drasticamente, escolha com cuidado quem estará contigo.
  4. Recursos - Aumento da capacidade de obtenção de recursos e/ou produção, porem com a maior quantidade de pessoas para aproveitarem dos mesmos recursos.
    Aumenta-se o espaço para cultivo de plantas e etc..
    Com o dono do terraço do seu lado, vocês podem organizar o terraço para que seja capaz de produzir uma boa quantidade de comida - incluindo a criação de pequenos animais como Galinhas, Codornas e Coelhos (até peixes) - o que aumenta a possibilidade de autossuficiência alimentar, aumentando as chances de sucesso na sobrevivência. 
  5. Hierarquia - Quanto maior é o grupo, maior a necessidade de organização de uma hierarquia, é com essa hierarquia que se ganha definição para conseguir que as tarefas sejam executadas como deve ser ... Com medidas de poder, ou não.. numa questão de crise, é comum aparecerem pessoas que não aceitem seu ponto de vista e forma de governar, e tentem adquirir o poder... o problema é que com esse poder .. você garante que não será explorado? para controlar a situação, organize-se e crie regras de convivência ... Seguir regras torna tudo mais fácil..

Comunidade

Até nesse ponto, são detalhes mais reservados a seu prédio apenas... Mas se a ideia segue o tamanho de um Conjunto Habitacional não muda muito da ideia principal, a diferença é a quantidade.. são mais pessoas, mais recursos e mais espaço.

Com trabalho duro e uma boa organização, pode utilizar de espaços como quadras para a criação de animais, se não tiver uma área verde, pode-se quebrar parte do estacionamento para a utilização para plantações de larga escala. Apartamentos vazios podem se tornar grandes depósitos de armazenagem de alimentos e materiais com constante vigilância e com maior segurança aproveitando de poucos recursos para tal. (poucas armas de fogo disponíveis, mas muita gente no condomínio - melhor um deposito do que vários).

Fort McMurray Fire: Canadians Donate $30 Million To Relief Effort    ( that was fast Bravo  but its less than a dollar per person ):
Com conhecimento de quantidade recursos disponíveis e com quantidade de pessoas em estado de tais necessidades.. com tais dados e a criação de "bens/áreas comuns", torna-se mais fácil o controle para que ninguém utilize de recursos importantes de maneira desordenada e exagerada (uma pessoa comer 2kg enquanto outra come 0,300 gramas). Se a crise deixou todo o conjunto habitacional sem energia, será bem mais fácil gerar energia para 1 apartamento que vá suprir a necessidade de todos, do que gerar energia para todos os 112 apartamentos.

É com pequenas participações e adaptações que os preparadores de apartamento conseguirão sobreviver as crises enfrentadas, mais do que nenhum grupo... necessitam do trabalho em equipe, pois com seu êxodo rural, perdeu-se um pouco da capacidade de suprir a si mesmos... e agora dependem de um governo.

Ainda sobre a comunidade - deixo claro que, quanto antes conseguir organizá-la, melhor e mais rapidamente ela conseguirá se sobressair sobre as adversidades. Se as pessoas não se adaptarem rapidamente à um meio de vida "pós-crise" em comunidade e começarem a funcionar de modo a suprir uns aos outros, está fadada a fracassar 
[Assim como nossa comunidade atual afunda tão rapidamente para o caos]

Esperem pelo melhor ... Preparados-Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário