sexta-feira, 5 de junho de 2015

Leis, Regras e Mandamentos


Lei - É uma norma ou conjunto de normas criadas através de processos próprios e estabelecidas por autoridades competentes para o efeito.

Crime- É qualquer conduta contraria a lei, sob ameaça de pena.

A utilidade da lei

Quase todas as nossas atividades são regidas de uma forma ou de outra por regras. Há regras para jogos, clubes sociais, esportes e trabalho. Há também regras impostas pela moral e pelos costumes que determinam igualmente de maneira importante as ações que são permissíveis e as que não são. Todavia, algumas regras -- aquelas estabelecidas pelo governo ou pelos tribunais -- são denominadas "leis". As leis são semelhantes às regras da moral, pois visam controlar ou modificar nosso comportamento. As leis se distinguem das regras da moral, pois são aplicadas pelos tribunais. A pessoa que transgride uma lei -- quer esteja de acordo com tal lei ou não -- pode ser forçada a pagar uma multa, ressarcir danos ou sofrer uma pena de prisão


Leis são igualmente necessárias antes ou depois do "apocalipse", são elas que mantem a ordem em uma comunidade ou grupo

"Existem três rumos quando se acontece alguma crise, os mais variados grupos se definem e tomam determinadas atitudes

Em qual dos três rumos você seguiria com seu grupo?
• Anarquia .. não existe regras, não há lideres nem nada
 Liberdade .. existem regras, existem líderes, mas ninguém é 'obrigado' (precisamente) a obedece-las
• Disciplina .. existem regras, existem líderes, e sim, você é obrigado a obedece-las ou pagará por isso

Sendo líder de seu grupo, ao seu ver, quais são as regras (ou leis) mais importantes e que não devem deixar de serem seguidas de maneira alguma?"

Essa foi uma pergunta feita em nosso Facebook e Google+, e em sua grande maioria as pessoas concordam que certas leis devem sim existir para manter algum tipo de "controle" sob os demais


Andei pesquisando e buscando as leis, regras ou nesse caso, mandamentos mais importantes.. e não achei nada muito preciso do que seria boas leis para se ter como base ...

A não ser OS 10 MANDAMENTOS

  • 1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
  • 2º - Não usar seu Santo Nome em vão.
  • 3º - Santificar domingo e festas de guarda.
  • 4º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
  • 5º - Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)
  • 6º - Não pecar contra a castidade
  • 7º - Não furtar
  • 8º - Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).
  • 9º - Não desejar a mulher do próximo
  • 10º- Não cobiçar as coisas alheias

  • São "regras" para serem usadas apenas como uma "Constituição" inicial, uma forma de começar a construir leis que ajudem a recriar uma nova comunidade que possa ajudar a manter certa paz e ordem.

    Sei que algumas pessoas são Ateus e ao lerem sobre os 10 Mandamentos devem de certa forma julgar pela a utilização desse "tipo de leis", mas o que devem compreender, é que conforme dito antes são leis que ajudem a criar suas próprias leis, e conforme o 2º mandamento - Não usar seu santo nome em vão, já que não acreditam, é um mandamento que não teriam problemas para cumpri-lo.

    Outras pessoas devem se perguntar sobre o 3º mandamento - Santificar domingo e festas de guarda, sobre esse mandamento, completo com um detalhe em um outro texto do blog - Eu Sou Preparador/Sobrevivencialista - onde digo na parte Viver ou sobreviver apenas sobreviver apos alguma crise seria bom? acredito que devemos viver realmente, conseguir aproveitar o mundo mesmo após coisas terríveis, e é nessa parte que o 3º mandamento é importante ... o ato de descansar e poder curtir e aproveitar é importante, então como lei, mantenha essa vontade de viver.

    Mais 2 Mandamentos devem repercutir entre as pessoas:

    1º Mandamento - Amar a Deus sobre todas as coisas - Seria praticamente ..... aos crentes e agnósticos que tenham fé, e aos Ateus, tenha um objetivo, almeje o crescimento e a melhoria (física, mental, espiritual ou material) não importa o que, mas melhore e cresça.
    5º Mandamento - Não Matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo) - Muitos se perguntarão como não matar em um cenário apocalíptico, e essa se baseia em meu ponto de vista em modo as "leis do homem", são excludentes de ilicitude = Legitima Defesa, Estado de Necessidade, Exercício Regular do Direito e/ou Estrito cumprimento do dever legal.
    Clique na imagem para ir para o Flickr 
    Não que as leis do homem devem se sobrepor as Leis de Deus, mas sabemos que algumas leis infelizmente sempre serão descumpridas, ao menos podemos estabelecer alguns padrões para que possam se adequar melhor ao nosso cotidiano.

    Outro detalhe que acredito ser importante sobre as leis, é que devem ser fáceis de lembrar, no Brasil por exemplo existem uma infinidade de leis, impossíveis de apenas uma pessoa saber quais são todas o que torna o julgamento mais demorado .. mas em contra-mão .. você só é preso ou julgado se cometer um crime previsto em lei (Tipicidade - Elementos do Crime), e é praticamente improvável não ter alguma lei prevista.

    O que é fácil ser lembrado, é fácil ser seguido...
    [e dependendo da índole das pessoas - é fácil ser burlado]


    Então Prepare-se e adapte-se! 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário