terça-feira, 21 de outubro de 2014

Modelo Epidêmico - SEIR

O Modelo Epidêmico SEIR



O impacto de qualquer doença infectocontagiosa em uma população deve sempre levar em conta vários fatores.

Mesmo com doenças diferentes, certos grupos delas apresentam características comuns. É ai que entra o modelo SEIR.

De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, EUA), o impacto sempre é medido seguindo os quatro fatores abaixo:


  • Susceptibilidade - Fração de indivíduos capazes de contrair a doença;
  • Exposição - Aqueles que foram infectados, mas não ficaram doentes;
  • Infecção - Aqueles capazes de transmitir a doença;
  • Recuperação (ou morte) - Os que se tornaram imunes ou morreram.

Se tornar evidente que o mundo todo é suscetível a contrair alguma doença teríamos um problema de exposição muito grande, também deve ser analisado o período de latência da doença, quanto maior o tempo que a doença demore a apresentar os sintomas, menos as pessoas se cuidarão, e mais fácil será a transmissão.



Nos últimos tempos podemos ver doenças e mais doenças aparecendo e cada vez os perigos aumentam mais e mais


Agora em 2014 segue mais uma vez uma grande epidemia, O vírus Ebola que vem aumentando o numero de vitimas e sem nenhuma cura realmente aprovada

As noticias não param de surgir a todo momento, e o melhor ponto agora é entender e se preparar da melhor maneira possível [Noticias¹] - [Noticias²]


No jogo Plague.Inc, desenvolveram uma excelente maneira de conhecermos o funcionamento de algumas epidemias, de fácil compreensão é assustadoramente incrível perceber a velocidade que podemos ser contaminados
Clique na imagem para ver um vídeo no youtube - sobre o Vírus Ebola

A doenças podem ser classificadas principalmente e Epidemias, Endemias e Pandemias

Uma Epidemia se caracteriza pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença.

Uma Infecção diz-se Endêmica, numa população quando a infecção é mantida nessa população sem necessidade de contaminação proveniente do exterior. Difere da epidemia por ser de caráter mais continuo e restrito a uma determinada área.

Uma Pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica ... por um continente ou ate mesmo o planeta.

Então estude e entenda o que ocorre ao seu redor, maneiras de proteção e prevenção e se proteja e proteja sua família, se você crê no governo, não se esqueça que não existe maneira possível de salvar a todos, crie você suas probabilidades de sucesso e diminua a possibilidades de fracasso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário