segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Mochila

A Mochila, o equipamento que deveria ser tratado como um membro do corpo, assim como um bom Tênis/Botas, uma boa calça e uma boa faca..



Alem de carregar todo um conjunto de equipamentos que lhe mantem a sobrevivência, dependendo da maneira em que é "montada", pode se tornar quase que um escritório, uma mochila de resgate, uma simples mochila de viagem ... ou a bela e velha conhecida: Bug Out Bag (Mochila de fuga)



Também pode ser utilizada para carregar tudo quanto é tipo de coisas, pode ser utilizada como escudos (até mesmo balísticos - se a preparar para isso - e para armas brancas), pode ser usada como "ataduras" em casos de necessidade, carregar seu filho pequeno, e tudo mais que a criatividade e a necessidade lhe permitir.

Claro, existe aqueles que preferem carregar uma pochete ou um cinto bem equipado, que também é ótimo, mas a mochila cumpre seu papel com perfeição, equilibra o peso e melhora a ergonomia, facilita o caminho ... e cabe muito mais equipamentos... no final, o importante é estar sempre preparado.


Costumo sempre estar com minha mochila, na verdade, ate mesmo para ir para o trabalho eu ia de mochila, fiquei meses e mais meses, sempre com a mochila nas costas .. e nunca retirei nada mais que o crachá da empresa ... mas sabia, que se algo ocorresse, estaria preparado, claro que não carregava um facão ou uma barraca (Já que iria para um ambiente de trabalho)... 

Mas havia nela uma garrafinha de água, barras de cereais, um canivete tático e copias de alguns documentos... alguns itens que me ajudariam de alguma maneira a voltar para casa, como já ocorreu na Greve de ônibus de 2013, onde os ônibus simplesmente pararam no meio do caminho, abriram as portas e os motoristas disseram "se viram, não iremos passar daqui", acabei tendo que caminhar cerca de 6 km para voltar para casa ... não é nenhuma situação de morte, mas pude usar a situação como um treinamento de imprevistos.


Nunca despreze a mochila ..

Para demonstrar ainda mais a necessidade de tal equipamento, dia 20/09/2014 fiz uma viagem para São Domingos do Prata, sabia que iria para uma cachoeira, mas como era apenas 1 km de caminhada simples .. resolvi não leva-la .. acabei caindo nas pedras, nada muito grave mas estava com o pé direito bem inchado e mal conseguindo pisar no chão, e o pé esquerdo com o dedinho quebrado e acabei arrancando a unha do dedão.. ter machucado, nem foi a pior parte, mas o caminho de 1 km de volta no meio do mato .. esse sim foi o desafio, ao chegar no carro o chinelo [sim chinelo, também não havia ido de botas devido a "simplicidade" do trajeto] estava encharcado de sangue.

[eu estava acompanhado com alguns amigos, eles poderiam ter ido buscar os itens, mas não achei necessário - fazer o trajeto de volta devagar, solucionava a questão]

por mais simples que tenha sido a situação .. percebi verdadeiramente a necessidade de não desprezar o uso da mochila, se tivesse sofrido um acidente mais grave a situação seria outra.

Outra questão que quero demonstrar o uso da mochila .. foi quando fui para Serra da Piedade - 22/06/2014, como eu estava muito ocupado na semana da viagem, acabei não pesquisando sobre o local, fui com uma camisa simples, uma calça e um tênis ... e dessa vez levei minha mochila ... o que me salvou, devido a altura do local, fazia muitoooo frio, como havia levado a mochila, havia dentro dela uma blusa, que não me esquentou, mas ao menos cortava os ventos congelantes.

Houve outros casos em que o uso da mochila (os equipamentos pertencentes nela na verdade), 
me salvaram ou melhoraram de alguma forma as minhas viagens, um ponto de vista que deixo também, faz no sentido de .. se você estiver viajando e alguma "crise ou distúrbio" se instaurar, como você voltaria à sua casa, ou pior, você teria que voltar para sua casa para conseguir se evadir para sua BOL (Bug Out Location) ou Local secundário ... aumentaria então seu tempo em meio a crise, e diminuiria por assim dizer sua porcentagem de sucesso.

Estejam preparados!




Nenhum comentário:

Postar um comentário